Quando falamos, em português, que algo é "um must", queremos exaltar o valor, a necessidade ou até a obrigação do caso ou objeto em questão. Originalmente, em inglês, o must é um verbo modal, a categoria que inclui can, could, should, may, might entre outros.
Por ser um verbo modal, o must liga-se sempre a um verbo principal. Sua função, em geral, é de dar um tom de obrigatoriedade, necessidade, tal qual a expressão "abrasileirada" mencionada no início deste artigo. Vamos ver alguns exemplos?
Your cough won't stop. You must go to the doctor.
Sua tosse não para. Você deve ir ao médico.
Note que no exemplo acima must liga-se ao verbo to go, dando uma noção de necessidade ou recomendação. Chegando no consultório, o médico diz assim para o paciente:
You must drink more water.
Você tem que beber mais água.
O médico, profissional preocupado com a saúde, recomenda ao paciente, também em tom de obrigatoriedade, que o mesmo "beba mais água". Para isso, conecta-se o modal must ao verbo principal to drink.
Agora, veja este exemplo:
Look at that guy's car! He must be rich!
Olha o carro daquele cara! Ele deve ser rico!
Tente imaginar a cena: você vê, na rua, um sujeito entrando num baita carrão, uma Ferrari, talvez, e, logo, conclui: esse cara deve ser rico! Você tirou uma conclusão a partir de um contexto, certo? Não foi à toa, não é mesmo? E para esse tipo de conclusão você normalmente usará o must.
Cuidado com um detalhe: o must junto do not (= mustn't) ganha um significado diferente, que não deve ser analisado apenas sob o foco do must como obrigação e necessidade. Veja abaixo:
You mustn't smoke here.
Você não pode fumar aqui.
Repare que no exemplo acima o sentido é de proibição, ou seja, é proibido fumar naquele ambiente. Portanto, o mustn't não ganha o sentido de desobrigação ou desnecessidade de algo, mas, sim, de proibição.
Então, afinal, que estrutura eu posso usar para o oposto de must?
Usamos essas aqui:
You don't have to/ need to drink more water.
Você não tem que/ não precisa beber mais água.
Viu? Não é tão difícil assim usar o must, né?
Comments