Talvez você já tenha ouvido ou até mesmo usado a palavra LIMBO, certo? Porém, também é (bem) possível que você não saiba exatamente o significado da mesma, não é? Então, antes de abrir o texto, deixo aqui as definições para que você compreenda:
![](https://static.wixstatic.com/media/17afdb_d06b2b1402804b8ab87c5e67a150c566~mv2.jpg/v1/fill/w_717,h_501,al_c,q_80,enc_auto/17afdb_d06b2b1402804b8ab87c5e67a150c566~mv2.jpg)
Atenção especial ao ponto 2, (estado de incerteza, indefinição) que é precisamente o que vamos falar aqui.
O LIMBO do inglês é o momento mais crítico do(a) aprendiz, quando atinge um ponto em que já tem vocabulário suficiente para se virar na comunicação (compreende bem e consegue passar sua mensagem), mas ainda não atingiu o ápice, ou seja, diversificação de vocabulário, estruturas gramáticais complexas e diversas... a tal fluência.
Normalmente esse LIMBO ocorre no que nós, profissionais, chamamos de nível intermediário (intermediate), ou, usando as réguas de nivelamento internacionais, o nível B (B1 e B2). Ao atingi-lo, o estudante pode se sentir de duas maneiras:
Sabe-tudo: o aluno tem a sensação de que, por saber se comunicar sem grandes problemas, já aprendeu tudo o que precisava, e, portanto, acaba ficando em uma zona de conforto que não permite que ele enxergue seus pontos para uma evolução. É importante, aqui, que o(a) professor(a) tenha a sensibilidade de identificar esse aspecto e ter uma conversa franca com o(a) aluno(a);
Quero evoluir, mas não sei como: Esse perfil de aluno sabe exatamente onde está e sabe que pode evoluir, mas já não sabe como se desafiar para alcançar degraus mais acima. Importantíssimo manter-se motivado(a) e buscar conversar com seu(s) professor(es) sobre como se sente.
Agora, conta aqui nos comentários pra mim: você se sente ou já se sentiu assim?
Se este for o seu caso, entre em contato com a Lumos através de nossos canais clicando aqui
Comments